terça-feira, 4 de outubro de 2011

Animais em Extinção

É realmente triste o fato de haverem animais em extinção em Nosso Rio.Esse é mais um motivo para que o Ser Humano tome atitudes o mais rápido possível para que essa lista não aumente cada vez mais, pois esses animais são extremamente importantes, é são nossa responsabilidade. Se cada um fizer a sua parte, essas condições poderão ser revertidas, faça a sua!
Lista de animais em extinção:
Lontra;
Jacaré-do-Papo-Amarelo;
Cisne do Pescoço Preto;
Colhecuira.

Desastre Ambiental no Rio dos Sinos

Em 2006, a poluição diária com os esgotos e lixos químicos das indústrias, causou a morte de milhares de peixes, no Nosso Rio dos Sinos. E nossa turma fez a seguinte pergunta, é justo que os peixes e outros animais indefesos, sofram pelo descaso do ser humano com o meio ambiente, principalmente com o Rio dos Sinos? NÃO, isso não é justo. Vamos salvar esse nosso Rio, cabe a nós darmos um futuro melhor para o Nosso Rio, para os nossos peixes e nossos animais em geral, e principalmente, para as gerações futuras!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COLETA DE GARRAFAS NO PARQUE DE DOIS IRMÃOS



Mariele e Kristiely
Mariele, Kristiely, Vitória e Brenda
Kristiely recolhendo o lixo




 Alunos tomaram a iniciativa e foram até o parcão após um dia letivo para recolher lixo jogado no chão do "parcão" da cidade. Assim, pudemos fazer a nossa parte para esse ser um lugar mais bonito, e ainda pudemos separar este lixo para que fosse reciclado.

FOTOS DO XADREZ 4

Peças secando ao sol
Alunos pintando o tabuleiro

FOTOS DO XADREZ 3

Alunos medindo o tamanho do tecido para fazer as linhas do tabuleiro.

Alunos pintando as peças do xadrez.
Tabuleiro sendo medido
Alunos começando a dar cor ao tabuleiro.

FOTOS DO XADREZ 2

Natanael pintando as peças
Toda a turma envolvida no trabalho
E o jogo já começou
A dupla combinando a tática de jogo

FOTOS DO XADREZ



SUSTENTABILIDADE NA CABEÇA E ATITUDE NAS MÃOS! O RIO DOS SINOS É NOSSO, SOMOS NÓS QUE PRECISAMOS TOMAR UMA ATITUDE PARA SALVÁ-LO!

NASCENTE DO RIO DOS SINOS!

O RIO DOS SINOS NASCE NO MUNICÍPIO DE CARAÁ, NO RS. A ÁGUA NA NASCENTE, É LIMPA E MUITO BONITA, PORÉM, AO LONGO DO SEU PERCURSO, O RIO VAI RECEBENDO A POLUIÇÃO DE CADA CIDADE PELA QUAL ELE PASSA, E POR MAIS QUE CADA MUNICÍPIO NÃO PRODUZA UMA QUANTIDADE EXAGERADA DE POLUIÇÃO, DE POUCO EM POUCO, GERAMOS MUITA POLUIÇÃO QUE ACABA SENDO DESPEJADA NO RIO. PORTANTO, NÃO É ESSA ÁGUA QUE DESEMBOCA NO RIO GUAÍBA. A RESPONSABILIDADE DE TENTAR POLUIR CADA VEZ MENOS, É DE TODOS NÓS!
NASCENTE DO RIO DOS SINOS - CARAÁ - RS

VOCÊ SABIA?

- O LIXO QUE MAIS POLUI O NOSSO RIO, SÃO OS ESGOTOS QUE SÃO JOGADOS SEM O MÍNIMO DE TRATAMENTO, DIRETAMENTE NA ÁGUA? AS CIDADES PRECISAM CONSTRUIR POSTOS DE SANEAMENTO BÁSICO, POIS DESTA FORMA, A POLUIÇÃO SE TORNARÁ INSUPORTÁVEL.

- O RIO DOS SINOS ESTÁ EM 4º LUGAR EM UMA LISTA FEITA SOBRE OS RIOS MAIS POLUÍDOS NO BRASIL.
* 4º lugar:  Rio dos Sinos – RS: Com cerca de 190 km de percurso o rio poluído possibilita a proliferação de insetos e pragas na cidade.

É ESSE RIO QUE VOCÊ QUER PARA SEUS FILHOS E NETOS?

O NOSSO RIO DOS SINOS ESTÁ POLUÍDO DEMAIS, E COM O PASSAR DOS ANOS, ESSA POLUIÇÃO SÓ AUMENTA, PRECISAMOS FAZER NOSSA PARTE PARA SALVAR ESSE RIO, ELE É NOSSO, POR ISSO É NOSSA RESPONSABILIDADE E DE VOCÊS ADULTOS, CUIDARMOS DELE. NÓS JOVENS SOMOS O FUTURO DO RIO DOS SINOS, E POR ISSO, PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS VOCÊS PARA SALVAR ESSE NOSSO BEM MAIOR, O RIO DOS SINOS!
ENTÃO, VAI FICAR AÍ PARADO VENDO O FUTURO DOS SEUS FILHOS E NETOS, SENDO PREJUDICADO POR CAUSA DA POLUIÇÃO DE HOJE EM NOSSO RIO? 

CONTINUAÇÃO DO XADREZ

Nossa turma continuou confeccionando as peças de xadrez, feitas de garrafas pet e jornal.Também fizemos o tabuleiro do jogo com o tecido TNT para nos dias de chuva podermos jogar dentro do ginásio ou das salas. Para os dias ensolarados, o tabuleiro desenhado no chão ainda está em construção.

Encapando as peças

Esperando para serem pintadas


Brenda e Natanael


Maiquel pintando as peças

sábado, 1 de outubro de 2011

ENTREVISTA COM A BIÓLOGA

A aluna Vitória conseguiu uma entrevista com a bióloga de Dois Irmãos, Regiane.

ENTREVISTA:

Como é tratada a água de nossa cidade?
 É retirada da Vila Becker 60% de água captada do Arroio Feitoria. Os outros 40% é a água retirada de poços artesianos.

Para onde vai o esgoto? Como é feito seu tratamento?
Apenas 12% do esgoto são totalmente tratados. O tratamento está em canos de rua até chegar à fossa principal, porém é preciso utilizar canos a partir da casa até a rua, mas nem todos têm esta condição. O esgoto vai para um lugar fechado, sem oxigênio, onde as bactérias se proliferam se alimentando deste até a ‘sujeira’ acabar. Depois de um tempo volta a se tornar água, porém inadequada para o nosso consumo. Uma curiosidade é que o resto de resíduos que sobra, limpo, vira adubo para arrozeiros e etc.

Como a sociedade de Dois Irmãos encara a questão da poluição?
Dois Irmãos é referência e também é considerado um dos melhores do estado em termos de  consciência ambiental e separação de lixo. A prefeitura tem uma associação com os recicladores, e a mesma já chamou empresas ‘de fora’ para análises sobre nosso lixo e foi constatado que é produzido cerca de 600g por habitante diariamente, um número muito bom sendo comparado com outras cidades, mas ainda pode melhorar. Tentamos diminuir o lixo orgânico, três vezes na semana vem para nossa cidade caminhões da SIO uma empresa de Minas do Leão que recolhe e trata adequadamente este lixo.

No que Dois Irmãos pode contribuir para reduzir a poluição?
Diminuir o uso de carros, andando mais a pé ou de bicicleta, mudar as lâmpadas comuns por incandescentes devido ao mercúrio presente nas outras que é um metal muito pesado; pilhas comuns por recarregáveis..

Como irá funcionar o saneamento básico?
Primeiramente é necessário criar um plano municipal dentro das leis ambientais, tudo deve ser bem organizado, pois é um grande custo financeiro e é uma coisa que precisa ser bem planejada. As pessoas devem entender o processo, será necessário um trabalho de educação para a comunidade.

Existe alguma conscientização nas escolas, um incentivo de como tratar sobre o assunto poluição?

Sim nas escolas do município todas tem um responsável pela educação ambiental, que deve ter horas disponíveis  para trabalhar sobre esse assunto, explicar sobre atitudes diárias que fazem a diferença.

Qual sua opinião em relação ao estado do Rio Dos Sinos e quais fatores você acha que são culpados para o estado do rio?
O Rio dos Sinos tem inúmeros problemas. O primeiro é a retirada da água para irrigação sem permissão, e para essa retirada é utilizado mercúrio, pro mo, cádmio que são metais extremamente pesados e não existe nenhum recurso para retirar estes.
Outro é as dragas de Sapucaia; esses metais citados acima se acumulam no fundo do rio, e essas dragas mechem o fundo do rio, e esses metais se espalham por todos os níveis do rio, além disso, o barranco de terra nas margens do rio cai, e ele vai perdendo sua profundidade.
Campo Bom planta até as margens do rio, o que acontece? Acaba com a mata ciliar e desprotege o leito dos rios.
De Campo Bom pra baixo as necessidades são enormes e principalmente a falta de água. Dois Irmãos transporta água do rio Caí para o Rio dos Sinos, e hoje se não fosse isso, o Rio Dos Sinos estaria seco.

CONVERSAS, LIXO É LUXO

Tudo o que fizemos para o projeto, foi discutido antes. A turma se reuniu juntamente com a professora para ter debates sobre as ideias para o projeto. Junto com isso, iniciamos um trabalho chamado "Lixo é Luxo", onde pesquisamos os tipos de lixo mais existentes, fizemos gráficos, etc. Tudo o que foi feito no projeto foi muito bem argumentado anteriormente, desde as redes sociais até os trabalhos manuais.


Alunos argumentando com a professora Andrea.











Professora Andrea, aluna Erica e aluno Pedro atualizando o blog da turma.

Alunas Kristiely, Eduarda G. e Paola discutindo sobre o estado do Rio dos Sinos.

Alunas da turma conversando sobre o que o excesso de lixo está causando no planeta.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A turma também confeccionou uma história em quadrinhos para servir como utensílio de fácil entendimento para os alunos. A história conta os problemas que a poluição em geral causa ao meio ambiente. A história foi escrita pela aluna Eduarda B., e ilustrada por Maiquel e Danielle.


Alunos Maiquel e Sandra lendo a história para em seguida, ilustrarem-na.

MOBILIZAÇÃO NAS RUAS

Algumas alunas saíram pelas ruas da cidade para dar "palestras" para as pessoas que quisessem nos ouvir. Felizmente, muitas pessoas pararam, nos escutaram e nos elogiaram por estarmos fazendo este trabalho. Muitas falaram que fazem todo o possível para evitar o excesso de poluição e que fazem a sua parte. Entregamos folhetinhos com frases chocantes e pedimos à eles que não as jogassem no chão, que assim já estariam ajudando o planeta.



Alunas Brenda, Betina, Vitória e Eduarda B. saindo da escola para a mobilização nas ruas.











Alunas conversando com uma senhora sobre o estado do rio.










Brenda entregando o panfleto para uma senhora que elogiou nosso trabalho.









Aluna Brenda  prendendo um cartaz em uma parada de ônibus.



Aluna Betina prendendo um cartaz em um orelhão.

MAPA DA BACIA HIDROGRÁFICA


Mapa: como era do regulamento fazer um mapa com os rios e afluentes da bacia do Rio dos Sinos, a turma confeccionou um.



HORTA


Criamos várias hortas de chás e verduras, que são utilizadas como alimentos para os alunos e quando alguém está se sentindo mal, temos os chás. As hortas foram confeccionadas com garrafas pet.

POEMA

As alunas Daniele e Danieli fizeram escreveram um poema sobre o Rio dos Sinos que foi apresentado na escola pelas alunas Eduarda B. e Aline. Este poema foi gravado em CD e entregue à todas as turmas da escola.